domingo, 22 de setembro de 2013

SINOPSE DO ENREDO 2014

SINOPSE

Futebol: o herói de todo mundo

O FUTEBOL, praticado, assistido, pensado, desejado e vivido é o que movimenta o Carnaval 2014 do Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Estação Primeira de Francisco Morato. O conjunto de regras, acrescido de uma bola é tão aceitável no universo de relações socioculturais no mundo que somente este episódio seria satisfatório para aprofundar-se no tema e o levá-lo à passarela do samba, entretanto, contribui o momento enérgico em que o Brasil vive e que se intensifica a cada dia ao se aproximar da tão aclamada COPA DO MUNDO, o maior e o mais aguardado campeonato futebolístico.

E é claro, a Estação Primeira de Francisco Morato deixará para a cultura do samba a sua contribuição imaterial com a abordagem do tema, de forma brilhante e alegre. 

Confira a sinopse na íntegra.

O futebol

A origem do futebol é improvável, mas historiadores encontraram vestígios do jogo de bola em diversas culturas antigas e hoje é um dos esportes mais populares do mundo, já que há um jeito simples de jogar.
Tem origens na China Antiga, por volta de 3000 a.C, no Japão antigo, na Grécia e Roma por volta do I século a.C, chamado Episkiros. Apesar de violento, seu formato estava presente no Soule ou Harpastum na Idade Média e por volta do século XVII na Inglaterra.

Uma das competições mais esperadas do futebol mundial é a Copa do Mundo. Criada em 1928 pelo francês Jules Rimet, ao assumir o comando da FIFA (Federation International Football Association), sua primeira edição foi realizada em 1930, no Uruguai com trezes seleções participantes com um formato mais simples, sem disputa das eliminatórias.

A Copa do Mundo é realizada de quatro em quatro anos e reúne uma série de países. Hoje, o prêmio chefe é a taça Troféu da Copa do Mundo da FIFA™, além da grande efervescência no mercado futebolístico que gira em torno da competição. Inúmeros empreendimentos como: a criação do mascote da Copa, realização de obras e preparativos no mercado turístico do país sede, realização da Copa das Confederações, a produção e a venda de infinitos produtos mercadológicos, programações em redes de transmissão televisiva e radiofônica, sem contar o contribuição na moda e artigos festivos e, claro, enredo de escola de samba.

Em terras Tupiniquins

Charles Miller trouxe da Inglaterra , em 1894, a primeira bola de futebol e o conjunto de regras ao Brasil, entretanto, há várias versões discordantes. O fato é: antes um esporte restrito a aristocratas³, não demorou muito para que fosse aderido ao gosto popular. O futebol é uma experiência empírica e instrumento de diversão tão próximo da realidade de todas as classes econômicas e culturais que é impossível negar sua contribuição e valor para a cultura brasileira.

O primeiro jogo de futebol “oficial” foi realizados em 15 de abril de 1895 com os times Companhia de Gás X CIA . Ferroviária São Paulo Railway, formado por funcionários ingleses das empresas instaladas em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa, sendo que o primeiro time a se formar no país foi o São Paulo Athletic, fundado em 13 de maio de 1888. 


No entanto, não podemos esquecer que dentro do contexto cultural de vários grupos indígenas há informações de que etnias que desapareceram praticavam o jogo de bola com os pés. Talvez essa seja a explicação para a semelhança entre indígenas e não indígenas brasileiros: a paixão pelo futebol. Para se ter ideia, um dos grandes atletas futebolistas e bicampeão mundial de futebol, o Manoel Garrincha, era descendente dos indígenas Fulni-ô, de Águas Belas (PE).

Ávidos por bola

Em todos os cantos é comum se deparar com um campinho de futebol, do chão de terra, passando pela grama sintética ou natural, lá é possível encontrar ávidos jogadores ou jogadoras focados em proteger a área ou em invadir as redes do adversário.

A expressão “Brasil: o país do futebol” não nasce à toa. Além de ser o país que esteve presente em todas as Copas do Mundo, foi quem mais conquistou títulos no campeonato mundial, além de exportar o maior número de jogadores de futebol. Sem contar que, a forma como o brasileiro (a) dribla a bola é admirada mundialmente, a exemplo do “futebol” de Mané Garrincha, Djalma Santos, Leônidas da Silva (o Diamante Negro), Zico, Romário, Cafu, Ronaldo, Ronaldinho, Marta, Neymar, o consagrado Rei Pelé, entre tantos outros nomes inesquecíveis do futebol brasileiro.

A emoção clássica do menino(a) que sonha em ser jogador(a) de futebol famoso perpetua. E mesmo com as novas gerações e seus novos pensamentos e hábitos, o futebol não se abstém, nem com a tarefa de entretenimento, nem como profissão, pois se o campinho de terra ou a quadra da escola não está sendo ocupada, eis que surge o futebol nos videogames, reunindo os apaixonados (as) por uma das mais ricas heranças esportivas que o Brasil encanta e compartilha com o mundo.

Referências bibliográficas

Origens do futebol. Fonte: http://www.suapesquisa.com/futebol/ e http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historiadacopa.htm

De acordo com um estudo feito pela Pluri consultoria,1.063 jogadores brasileiros jogam no exterior, o que transforma o Brasil no maior exportador de atletas do mundo. Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/12/brasil-e-o-pais-que-mais-exporta-jogadores-diz-estudo.html (acesso em 19/09/2013).

³ Do grego “aristokrateia”, que significa “governo dos melhores”. O poder político era exercido por uma elite, um pequeno grupo de cidadãos escolhidos pela nobreza, prestígio social ou privilégios herdados de determinadas áreas científica, religiosa, artística etc. Disponível em: http://www.significados.com.br/aristocracia/ (acesso em 19/09/2013).

Os Povos Indígenas e o Futebol disponível em http://acervodefutebol.blogspot.com.br/2012/04/os-povos-indigenas-e-o-futebol.html (acesso em 20/09/2013)

Premiações FIFA. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2010#Premia.C3.A7.C3.B5es

FICHA TÉCNICA

ENREDO: FUTEBOL: O HERÓI DE TODO MUNDO
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO ENREDO: Tamires Santana
PRESIDENTE: Armando Grossi (Alemão)
CARNAVALESCO: Comissão de Carnaval
PRODUÇÃO ARTÍSTICA: Tamires Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário