HISTÓRIA

Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Estação Primeira de Francisco Morato





   O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Estação Primeira de Francisco Morato foi fundado em 13 de maio de 1999 por dois sambistas que já percorreram muitos caminhos na estrada do samba: Armando Grossi, conhecido por Alemão e José Luiz Benedito conhecido por Zuquinha. Os dois resolveram fundar uma escola de samba na cidade de Francisco Morato na intenção de reunir muitos dos sambistas que lá residem e são - ou já foram - oriundos do mundo do samba em São Paulo e região.

    Com dedicação, conseguiram reunir um grupo de pessoas que participaram da formação e oficialização da entidade, na época apenas no papel. Em 2008, com a chegada de Valdir Ribeiro, que ao unir sua experiência no mundo do  samba, ajudou Estação Primeira a se apresentar junto ao público, concretizando o que quase uma década atrás havia sido idealizado.

   Hoje somos uma diretoria, um grupo de pessoas forte e firme no objetivo em alcançar o desenvolvimento da entidade e colaborar positivamente com a comunidade do samba. Sabemos que a integridade é um grande valor e, por isto, tratamos-nas com grande respeito. Não nos acomodamos e com compromisso, determinação e confiança seguimos rumo a um carnaval cada vez mais organizado e profissional.

   A Escola de Samba Estação Primeira, como é popularmente conhecida, tem sua prática voltada ao desenvolvimento e disseminação da cultura, educação, disciplina, esporte, lazer, entretenimento, trabalho, organização e cidadania. Temos por obrigação mantermos o conhecimento da nossa história e tradições para adquirirmos ciência e consciência.

   Lutamos para manter as tradições e raízes do samba que, infelizmente, aos poucos estão deixando de ser mantidas devido aos interesses comerciais que hoje prevalece e impera na cúpula do samba e devido a própria juventude não se interessar tanto pela cultura popular. Além de que, as famílias que sempre foram a base de sustentação das entidades populares, como as escolas de samba, hoje já não se interessam mais e isto para nós é um agravante que nos preocupa.

Vivemos hoje em uma realidade onde a criminalidade, violência, sexualidade dos prazeres banais e outros motivos negativos estão exercendo uma influência muito grande em nossa juventude. E as pessoas estarrecidas e imóveis, parecem estar sem rumo para dar um basta nesta situação.

   Na organização de nossa Escola de Samba temos um grupo de pessoas preocupadas com essa situação, sobretudo dos jovens. Sabemos que não poderemos ajudar a todos da nossa cidade, mas se começarmos pelos jovens da nossa comunidade já será um grande passo.

   Não somos invencíveis ou infalíveis, também não temos respostas para todos os problemas, pois na vida só se constrói um ser humano com erros e acertos, com vitórias e derrotas. A verdade é que queremos ter uma condição de vida melhor e sabemos que só conseguiremos por meio do fruto do trabalho, insistência, perseverança, fé e de uma escola de samba estruturada e organizada.

   O futuro é promissor para quem almeja alcançar o sucesso. Entendemos as necessidades e dificuldades da nossa comunidade e por isto ela está no centro de todas as nossas decisões. Nossa diretoria acredita na filosofia do comprometimento e do compromisso em conquistar os objetivos que cada um, dentro do seu campo de ação, tem trabalhado.

   Desejamos expor as tradições, a valorização da cultura, debater e entender o valor da família, da comunidade e da cidade onde se vive. Queremos mostrar na prática métodos, maneiras, tanto no âmbito cultural, quanto o social para ajudarmos a comunidade e, principalmente, os jovens, a começar resolver e superar os seus problemas e dificuldades.

   Não ficaremos petrificados, vendo os fatos acontecerem com pessoas próximas, sem nada poder fazer para ajudá-las. Acreditamos que, se somos capazes de ajudá-las nos momentos de lazer, descontração e fuga de sua rotina, por meio dos desfiles de carnaval, somos capazes de ajudá-las a superar suas principais dificuldades, ajudando-a a crescer e seguir em frente de cabeça erguida.

  Nossos objetivos são desafiadores, mas não impossíveis de serem conquistados. Precisamos de um espaço onde poderemos ter a nossa sede, a nossa casa para nos reunirmos, discutirmos assuntos de nossos interesses, desenvolvermos nossas atividades, onde todos possam se sentir bem, sem discriminação, preconceitos ou classificação.

O motivo da nossa luta é estar junto a comunidade e apresentar um samba da melhor qualidade.